domingo, 28 de setembro de 2008

Morrissey Cover

Conheci o site DarkSP por acaso, mandei um texto sobre o Bauhaus e de tanto comentar o Flávio Richards convidou-me para escrever na Coluna Matéria e Especiais e assim o fiz atualizando-o com biografias de bandas interessantes. Ao ver uma foto de uma amiga entre dois rapazes lembrei imediatamente deste site pois em “Colunas” existe a entrevista (vide abaixo) sobre “o” cover... amigos e amigas: Morrissey Cover.

Entrevista - Morrissey Cover
Amizade, essa é a química que move Beto (Roberto de Carvalho) e Marco (Marco Rimes) e fazem do Morrissey Cover uma das melhores apresentações ao vivo da cena alternativa paulista. A semelhança física de Marco é apenas parte do espetáculo, sua voz e interpretação também são impecáveis e nos remetem ao maior inglês vivo já num primeiro momento. Beto por sua vez toca e grava em sampler todos os instrumentos (baixo, bateria e teclado) além de guitarra ao vivo no show, também é Beto quem prepara todos os instrumentos para que o som seja passado. Chegaram a pagar para tocar em alguns lugares no início e ambos concordam que não existe um espaço com uma estrutura realmente boa para que possam tocar, mas existem algumas casas por qual passaram as quais consideram as "preferidas".

Numa conversa bastante descontraída, os dois (que esbanjam simpatia como não poderia deixar de ser) falaram ao Dark SP sobre o respeito por parte do público, preferências musicais e claro, Morrissey. A entrevista você confere agora:

Dark SP: A maioria de nossos ouvintes conhecem bem o som dos Smiths, porém nem todos conhecem a carreira solo de Morrissey, que álbum vocês recomendariam para que passassem a conhecer?
Beto: “Vauxhall and I”Marco: “Suedehead” a Coletânea

Dark SP: Esse o acima citado é o preferido de cada um?
Beto: “Falando de Morrissey Vauxhall and I é um álbum muito forte. Porém acho difícil me decidir por um álbum. O álbum que realmente fez eu me apaixonar por música foi “Hatful of Hollow” dos Smiths.Marco: Acho que “Vauxhall and I” realmente é muito forte, e gosto muito de “You Are the Quarry” também. Eu comecei a ouvir Morrissey primeiro, adicionamos músicas dos Smiths às nossas apresentações porque o Beto que sugeriu.

Dark SP: You Are the Quarry é sem dúvida um belo ábum, vocês o consideram o mais importante da carreira de Morrissey?
Beto e Marco: Achamos que é o álbum mais importante da carreira dele sim, achamos inclusive que é um reconhecimento por toda a sua obra.

Dark SP: Pior ábum de Morrissey não existe, mas qual vocês consideram o de menor expressão? Se é que esse existe.
Beto: Não acho a versão estúdio de “Kill Uncle” muito legal, mas gosto das músicas desse álbum quando tocadas ao vivo.
Marco: Embora eu o considere o álbum de menor expressão, eu gosto de “Kill Uncle”

Dark SP: "Oye Esteban" passou pelo Brasil em 2000, naquela oportunidade o último disco do artista era "Maladjusted" de 1997, álbum que não teve muita divulgação da mídia e ainda assim o Olympia ficou lotado (conferi o show do dia 3), alguns que lá estavam se decepcionaram por não terem ouvido "hits" dos Smiths (não entendo até hoje porque!!) vocês acharam que faltou alguma canção no set list? Essa insatisfação por parte do público se devia a rádio que colocava vinhetas com músicas do Smiths para divulgação?
Beto: Fiquei triste no dia 3 (03/04/2000) pois esperava ouvir “Alma Matters” e ele não tocou, já no dia 4 (04/04/2000) foi a segunda música do set list fiquei bastante feliz. Quanto ao público, acho que a Rádio teve culpa sim pois realmente usaram músicas dos Smiths para divulgação.
Marco: Com certeza a rádio de forma errada e desesperada foi a responsável por determinadas pessoas terem se decepcionado. Adorei o “set list” dos dois dias, não acho que tenha faltado nenhuma canção, acho na verdade que faltou sensibilidade e principalmente raciocínio por parte de alguns desinformados a respeito da “pessoa” Morrissey. Para mim todo show foi como deveria ser. Se fosse hoje, algumas pessoas sairiam mais satisfeitas já que atualmente ele toca hits dos Smiths. Quantas vezes temos coragem de ser nós mesmos? O Morrissey é assim!!!

Dark SP: Morrissey não vem tocar por aqui esse ano, mas os Pet Shop Boys tocarão no próximo dia 08, vocês irão assistir ao show? Afinal eles (os PSB) tiveram um projeto paralelo com Johnny Marr ex- Smiths e Bernard Sumner do New Order, o "Electronic". Vocês curtem o som do Electronic?
Beto e Marco: Não vamos pois os ingressos estavam esgotados, somos fãs de Pet Shop Boys gostamos muito de Electronic também (Beto cita Disapointed entre as preferidas).

Dark SP: Vocês ainda ensaiam com frequência?Beto: Ensaiamos “cada um na sua” depois apenas nos reunimos para passar o som. Eu gravo em sampler os instrumentos (baixo, bateria e teclado) depois o Marco vem e a gente grava com a voz. As vezes eu ligo pro Marco e falo: “Ensaia “Bigmouth strikes Again” na versão do “Rank”. (comenta entre risos)
Marco: Eu falo para o Beto: “Estou aqui trabalhando” depois a gente se reúne. Na semana em que tem show marcado ensaiamos como maior freqüência para que tudo saia ok.

Dark SP: Já incluiram canções do novo* álbum (You Are the Quarry)nos Shows? Quais?
Beto e Marco: Já incluímos sim, em nosso “set list” já são apresentadas America, First of the Gang to Die e Let Me Kiss You. A gente já tocou e toca também muitas canções pouco conhecidas como “Ambitious Outsiders”

Dark SP: Vocês não pensam em tocar algo de vocês? Marco você escreve?
Marco: Eu tenho alguns pensamentos e coloco no papel sim, porém acho estranho cantar em português, ainda não é nossa praia, mas tudo na vida nos pede que uma porta seja aberta...
Beto: Eu já recebi algumas letras e coloquei cifra mas nada de concreto ainda foi feito.
Dark SP: Marco, e porque não compor em inglês?
Marco: Meu coração pede para que eu componha em inglês, então eu não apenas penso mas sinto isso batendo dentro de mim.

Dark SP: Vocês são uma dupla, porque não uma banda completa?
Beto e Marco: O problema é que somos muito exigentes, não admitiríamos qualquer músico além de que outros músicos na banda poderia quebrar o ótimo clima que temos enquanto dupla.
Dark SP: E bandas "novas"? O que vocês curtem fora Morrissey?
Marco: Cara, gosto muito de Suede, Starsailor (nesse momento coloca um CD da banda pra gente ouvir), quando cito White Stripes, Marco diz gostar da banda também, e ainda diz: “ O Morrissey que me perdoe mas eu adoro Radiohead”.
Beto: Gosto muito de Elton John, Coldplay pra citar algo que está na mídia e Pulp.Os dois ainda condenam o FM mas absolvem a Brasil 2000 e a Kiss FM Nota: Nosso site está de pleno acordo com os dois por isso em nossos “LINKS” constam links para essas duas rádios.

Dark SP: Recentemente vocês lançaram um site que já consta em nosso site como link de acesso (visite “Links”) falem um pouco sobre isso.
Beto e Marco: O site foi feito pela Gisele, ela acompanha nossa carreira desde o início, atualmente ela mora na Inglaterra e de lá nos pediu algumas fotos e que escrevêssemos algumas coisas sobre a gente para que o site fosse criado. (Um dos vídeos que se encontra disponível no site para ser baixado, foi gravado no casamento da Gisele). Ela é responsável por toda manutenção e futuras atualizações do site.

Dark SP: Algumas pessoas não acham importante o trabalho de uma banda cover. O que vocês pensam disso?
Marco: Acho que as pessoas tem muito respeito por nós, algumas inclusive se sentem intimidadas ao trazer flores ao show por exemplo. (Fato muito comum nas apresentações de Morrissey).

Dark SP: Por falar em público, quais os lugares mais legais que vocês já tocaram?
Beto e Marco: Já tocamos em muitos lugares, mas gostamos de ter tocado no Madame, gostamos daquela casa de Santo André o ... Haus Club (fechou) e o Front.

Mais informações, downloads de músicas, fotos e datas de shows do Morrissey Cover vocês podem encontrar no site da dupla: http://www.morrisseycoverbr.dsl.pipex.com/
Nota* : Quando houve a entrevista, não havia sido lançado o "Ringleader of the Tormentors"ainda.
Fonte: http://www.darksp.com.br/colunas.html
Confira o vídeo abaixo: Morrissey Cover BR - This Charming Man
(Gravado no Manchester English Pub - 07/07/07)

Um comentário:

Bia disse...

Adoro Smiths e Morrissey!!!
Muito bom o vídeo da banda cover!!