domingo, 5 de outubro de 2008

Dezembro Oi!


Dezembro Oi!
Em um determinado sábado de dezembro de 1987 não encontrei nenhum punk no bairro (naquele tempo ninguém tinha telefone fixo pra combinar qualquer encontro) e segui sozinho pro 4º Centenário e no caminho encontrei com alguns punks e me chamaram pra ir no Dezembro Oi! organizado pelos Carecas da Zona Leste, com bandas Punks e Oi! (Não quero aqui cansar vocês explicando sobre o movimento dos carecas ou sobre o som Oi!, talvez outro dia...) que aconteceria no bairro Sacomã, (inclusive foi até anunciado na 89fm e desafiavam na propaganda se você tinha coragem de ir...) na hora descartei completamente tal evento comprimentei a todos e insistiram muito que fosse mas decidi seguir caminho pro 4º Centenário.

Chegando no 4º Centenário havia poucos punks e chegou uma punk amiga nossa ofegante (parecia integrante das Mercenárias) perguntando pelos punks que iam ao Dezembro Oi! -Acabei de encontra-los lá próximo ao Imperador, disse à nossa amiga. Ela implorou quase de joelhos pra irmos pra lá, ela queria muito, mas muito mesmo de ir ao Dezembro Oi! O que uma mulher não pede chorando que um homem faz sorrindo? coração mole que tenho...vamos nessa então vamos ver o que rola nesse Dezembro Oi!

Ao chegarmos no ponto inicial do ônibus estavam todos os punks ainda no fundo do ônibus e estes nos receberam com uma puta gritaria e euforia AAAAAAEEEEEEEEEEE!!!!e seguimos rumo ao Sacomã, precisamente para Vila Carioca.

No segundo ônibus encontramos alguns carecas conhecidos dos punks do Centenário e chegamos ao nosso destino. Naquela noite estava um pouco frio e eu vistia o meu sobretudo preto rasgado com minha marca "registrada" desenhada nas costas, os 3 pregos cruzados formando o "A" de Anarquia rodeado com um aro desenhado com arame farpado e escrito logo acima "Detritos Putrefatos", fui revistado na entrada e vi vários carecas na porta comentando entre eles sobre o meu sobretudo e dentro do evento vários amigos meus punks disseram: "- os carecas na porta pagaram mó pau pro teu sobretudo", fiquei meio surpreso e mais tarde descobri o que causou tanto comentários...

Ao chegarmos rolava o som da banda "Devotos de Nossa Senhora Aparecida" conhecida por ser a banda que revelou o ex-VJ da MTV, Luiz Thunderbird e o som "psychobilly". Achei muito bizarro aquele cara grandão e magrelo com um puta queixão suando em bicas e tocando muito, mas sem muito ânimo por parte da platéia...terminaram e começaram as bandas punks, começamos a agitar o pogo na moralzinha afinal a festa era dos carecas e estes próximos das paredes com os braços cruzados e cara de bravo...os carecas chegaram perto de mim e um deles se aproximou e perguntou bem próximo do meu ouvido: "-Ei, foi você que pixou Detritos Oi! no muro da Radial?" De imediato respondi sem gaguejar: "- Não! eu sou da zona leste, esses caras que pixaram são zona norte, nem conheço..." Convencido da resposta ele disse para curtir a festa e deu as costas e apontou com o polegar pra baixo como que dizendo aos demais: Deixa o cara, não tem nada haver...aliviado e com a adrenalina já em todas as células até tirei o sobretudo de tanto calor...

As bandas punks acabaram as apresentações e começaram as bandas Oi! dai foi a vez dos punks irem parar nas paredes...o pior que com uma baita sede, você comprava um copão de chope e metade caia no chão pois os carecas esbarravam direto, um porre no outro sentido...dai subiu ao palco a Banda "Dose Brutal" e quando começou a tocar "Carro Bomba" os carecas enlouqueceram, parecia o hino dos caras os esbarros começaram a ficar insuportáveis e decidimos ir embora...uma longa jornada de volta, um baita frio, com fome e sede (tudo fechado tarde da noite) mas satisfeito por estar vivo e conseguido pegar o último ônibus de volta pra querida Zona Leste.

Abaixo um vídeo sobre o Dezembro Oi! de 1994.

4 comentários:

Sexyback disse...

Punk, fala serio???
Que parada mais louca é essa? Esse videio é uma piração.....
Bjks

Anônimo disse...

Olá, achei por acaso este seu post e quero dizer que essa história do mov. punk ou mov. oi e todas suas vertentes têm um atributo em comum:

- As várias de aventuras que cada indivíduo viveu geram interessantes histórias e lendas urbanas, biografias, situam um período histórico e social.

Apesar dos erros e contradições de cometidas por alguns naqueles tempos, acho que tais experiências mereceriam registros literários ou o que valha.

Biografia de um período obscuro em que uma geração buscava se encontar em meio a uma cidade uma caótica.

Ass; Punk Writer

Todo Dia PUNK!! disse...

Punk Writer, concordo com vc e caso te interesse algumas dessas "histórias" estão registradas no vídeo "Botinada"

Segue ai o link:

http://ronaldsonofagun.blogspot.com/2007/05/dvd-botinada-origem-do-punk-no-brasil.html

Obs. a parte 5 tu pega no Youtube.

A Anarquia é uma utopia...mas o que não é?

Anônimo disse...

cara,adorei sua narrativa! descreveu muito bem e gostei muito de ler o texto, parabéns.Legal contar umas historias dessa época.quem diria dezembro oi! com punk's.