sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

O Porteiro...Zé.


Quem mora em prédio sabe o quanto os porteiros às vezes complicam o que parece tão simples...às vezes nem é por sua culpa pelo motivo da cultura ou conhecimento limitado, mas quem já não passou por casos semelhantes no dia a dia:
O porteiro Zé , personagem criado em março de 2003 pelos amigos André Bernardes, André Leal, Daniel Mantovani e Ricardo Ramos onde ambos reuniram várias histórias de portarias e condensaram neste porteiro atrapalhado, uma figura.
Vou tentar amarrar uma história na outra e criar uma seqüência deste atrapalhado, mas querido Porteiro Zé e escreverei exatamente como ele fala ou seja dará a impressão que foi erro de português mas estará em itálico.
Zé levanta cedo e segue para o ponto de ônibus pois seu carro quebrou e há muito tempo não anda de ônibus. Estranhou que o ônibus estava vazio, mas perguntou ao cobrador:
- É...quanto é o preço da passagem?
E o cobrador responde de imediato:
- Agora o preço da passagem é R$ 1,70.
- R$1,70 !!! pelo amor de Deus, que qué isso é um abis é por isso queu falo pra minha esposa sempre, isso é uma é uma vergonha sabe... o trabalhador trabalha o ano inteiro e tem que pagar R$ 1,70 centavos...
- Então senhor o preço da passagem é R$1,70 centavos agora.
- Qualquer dia não vou te dinheiro nem pra trabalhar, vou ta pagando pra trabalhar daqui a pouco mais um pouquinho.
- Então mas o senhor pra poder passar tem que pagar R$1,70.
- Tó, toma cinco ai vai.
- O senhor teria 20 centavos?
- Mas eu já dei cinco! Quanto quanto que é a passagem? É um e setenta ou cinco e vinte?
- É 1,70 meu senhor mas é pra facilitar o troco.
- Hum...pera um pouquinho...pode ser moeda?
Kkkkkkkk pode ser moeda? Por acaso existe 20 centavos em cédulas?
Claro que o ônibus estava vazio...era domingo...dia de entrega da revista veja e o Porteiro Zé detestava domingo devido as confusões que revista causava.
O morador André pega o interfone e liga pro Zé:
- Alô Zé?
- É ele mesmo pode falar.
-O Zé...a revista da Veja já chegou ai embaixo?
- A Veja? Só um minutinho...(vários exemplares na frente dele...) olha, chegou um monte de Veja aqui.
- Então, a revista Veja?
- É, tem uma par delas aqui.
- Então, uma é pro meu apartamento né não?
- Deixa eu olhar, como é o número daí mesmo?
- 112
- Olha, só não tem a do 112 aqui viu? Aaaaahh eu lembrei, eu lembrei, a sua mãe pediu pra você deixar a revista Veja com teu pai que já saiu com o carro.
- Quem? A minha mãe? Zé, não é minha mãe, é a dona Valéria
- A dona Valéria falou que vai sair com o carro, pra ela vai entregar coisa pro teu pai quando ela chegar em casa de noite.
-Seu Zé esse recado o senhor já me deu quando entrei, o senhor lembra?
- Não, eu sim, mas a da revista Veja o seu pai falou que saiu com o carro com a dona Valéria que era pra você pegar a revista Veja quando chegasse em casa...entendeu? é por isso que ta faltando aqui.
- Então o senhor pode trazer a revista veja pra mim?
- Então...o recado era pra pegar a Veja...eu levo sim só um minutinho.
Meu, que confusão sem fim por causa de uma revista, informações pra lá de desencontradas.
Enfim a Dona Valéria chega e o elevador para entre dois andares e abre-se a porta...ela decide interfonar ao Porteiro Zé.
- Alô Zé? Eu estou presa aqui no elevador, o elevador ta parado!
- Ué, mas ta certo, o elevador tem que parar mesmo.
- Mas foi entre os andares, estou aqui entre o quinto e sexto, ta na metade, na parede, quebrou, me ajuda sair daqui.
-Mas de onde a senhora tá falando, quem é que tá falando?
- É dona Valéria, do 112, veja Zé, estou dentro do elevador presa!
- Aaaaaa dona Valéria..como vai a senhora? A sua Veja ta aqui sim, a senhora quer que eu entregue pra senhora agora? Eu mando o Edimilson ai.
- Zé, eu não quero a Veja, entenda, eu estou aqui presa dentro do elevador, faz alguma coisa?
- O, mais eu faço o que dona Valéria?
- Sei lá Zé, você que é o zelador...eu não entendo nada de elevador.
- Eu sei então, eu sou o zelador, eu cuido da portaria, o elevador quem cuida é o pessoal do elevador...o Edimilson outro dia tirou uma pessoa ai do elevador, mas eu não vi como ele fez, o edimilson saiu agora e só volta segunda.
- E eu vou ficar aqui presa até segunda?! Me liga então pro pessoal do elevador, pro André, pro síndico.
- A senhora quer que eu ligue pro seu filho?
- Não é meu filho, Zé me tira daqui?
Ele sempre confunde o André como sendo filho da dona Valéria mas ela é esposa e bem nova...acompanhe a próxima e última história e vocês entenderão porque a dona Valéria ficou presa.
Enquanto isso na portaria chega uma visitante e fala ao interfone com Zé:
- Boa noite, eu vou no 107. Diga a Maria Helena que Pietra Neves está aqui embaixo.
- Um minutinho. Que que essa mulé veio fazer aqui a essa hora da noite...Alô é do 107? A dona Maria Helena? É que tem uma preta neve querendo falar com ela...sim sei, ta então. Olha ela falou que a senhora pode entrar.
- Muito obrigada viu?
No hall de entrada o Porteiro conversa com a alta moça:
- É no décimo andar, mas como ela não pode atender a senhora agora, a senhora sobe e espera lá no corredor.
- No corredor? Eu Pietra Neves ficar esperando Maria Helena no corredor?
- Ééé, quando a senhora chegar lá em cima, sai do elevador, tem um corredor e tem um banquinho e a senhora fica esperando lá.
- Eu vou ficar esperando Maria Helena sentada num banquinho num corredor desse prédio? C Você ta brincando?
- O o que tem a senhora ficar sentada num banquinho?
- O problema não é o banquinho...onde é que está o elevador eu vou subindo.
- Espera um minutinho...a senhora pode ir...mas olha, a senhora vai ter que ir de escada viu? Sabe o que que é? A dona Valéria me ligou agora e ela está presa lá, já liguei pro pessoal do elevador, mas é que depois da dez eu desligo um elevador , u seu síndico falou que tem que economizar energia... e o pessoal aqui está pegando no meu pé e a dona Valéria está presa no elevador social.
- Não teria um outro elevador pra subir?
- Olha, no momento o prédio só tem dois elevador né.
Veja esses episódios abaixo, são rápidos... e você? Conheceu ou conhece algum Porteiro Zé?


4 comentários:

Bia disse...

Oiiiii!
Adorei o porteiro Zé! Muito divertido, engraçado e atrapalhado!
Teu blog é show! Sempre gostoso de ler! Diversão certa!
bj

Sexyback disse...

Eu moro em predio ,e sei o quanto sofro com o Porteiro Zé, ninguém merece kkkkkkk

Anônimo disse...

Oi Travis, teu blog é maneiro, tem selinho p/ vc!
http://nutricaoealgomais.blogspot.com/2009/02/olha-que-blog-maneiro.html
bjs

video porteiros disse...

Oi .. tudo é novo para mim
Achei este blog muito bom
cheio de coisas muito interessantes
criatividade plena