Cocteau Twins
Numa cidade chamada Grangemouth, na Escócia, o DJ Robin Guthrie tocava clássicos Punk e New Wave numa boate de um hotel desta cidade, cujo nome era NASH em 1979. Robin Guthrie e seu amigo Will Heggie notaram que uma certa freqüentadora (riam dela) da boate dançava e cantava a noite toda (a única) em todas as apresentações e isso chamou a atenção de Robin Guthrie, conversa vai, conversa vem e Robin Guthrie começou a namorar a garota doidona: Elisabeth Fraser. O trio descobriram que tinham alguns gostos musicais em comum e formaram a banda COCTEAU TWINS, nome este inspirado de uma música da banda Simple Minds (também uma banda escocesa). A "performance" e voz de Elisabeth Fraser era única, no início, diziam que ela balbuciava palavras que não existiam mas depois descobriram que as letras escritas por Elizabet Fraser eram pesquisadas pela sonoridade, criando um certo mistério em torno das letras, que até sem sentido algumas vezes mas resultando numa melodia "magnética", o baixo de Will era pesado, porém extremamente climático. Robin era um guitarrista que não se importava com solos, apenas em sons diferentes, quase minimalistas. Os membros da banda australiana Birthday Party (onde Nick Cave fazia parte) auxiliaram o Cocteau Twins a assinar o contrato com a 4AD e em 1982 no estúdio gravam o primeiro disco: GARLANDS, com uma sonoridade muito diferente utilizando uma onipresente bateria eletrônica Roland 808, o baixo cadenciado de Will e guitarra distorcida e loops de Robie e a voz inesquecível de Liz Fraser.Will Heggie sai da banda logo após a gravação do EP PEPPERMINT PIG (meses depois de GARLANDS, canção que fica nas parada independentes atrás apenas de "Blue Monday", do New Order). Em 1983, a então dupla entra em estúdio novamente e gravam o disco HEAD OVER HELLS com sonoridade interessante e aumentando a magia em torno do nome COCTEAU TWINS, e neste mesmo ano gravam o EP THE SPANGLE MAKER, porém com a estréia do baixista Simon Raymond, contribuindo em muito nas composições e produções dos trabalhos. Simon conta porque entrou para o Cocteau Twins: "eu sempre fui um grande fã da banda e ouvia todos comentarem como eram místicos e todas essas coisas. Nunca pensei isso, apenas que as músicas eram brilhantes e excitantes e nunca imaginei que, nem em um milhão de anos, seria um membro da banda", explica.
Em 1984 com o trio reformulado é lançado o disco TREASURE (o mais conhecido no Brasil). Em 1985 gravaram vários Eps tais como AIKEA-GUINEA, TINY DYNAMINE e ECHOES IN A SHALLOW BAY e EASY TEARS e gravam os discos VICTORIALAND e THE PINK OPAQUE. Em 1986 gravam o disco THE MOON AND THE MELODIES, e depois um intervalo de quase 2 anos, onde em 1988 lançam o disco BLUE BELL KNOLL sendo este último assinado contrato com a gravadora CAPITOL RECORDS, daí para o mundo as portas foram abertas. Em 1990 é lançado o disco HEAVEN OR LAS VEGAS, com frases mais facilmente reconhecíveis, repetindo a dose em FOUR CALENDAR CAFÉ, de 1994.
Em 20 de abril de 1991, aqui no Brasil, precisamente no Projeto SP, o COCTEAU TWINS tocou no show de sua turnê mundial do disco HEAVEN OR LAS VEGAS, alguns fãs ficaram decepcionados pois não tocaram nenhuma faixa do disco TREASURE, outros fãs gostaram muito do show, comentando que foi de arrepiar logo nos primeiros acordes e os mais críticos até disseram que a voz de Elisabeth Fraser estava desafinada, eu, infelizmente não estava neste show, mas gostaria de ter ido. Em 1995, experimentações com a música eletrônica foram criadas nos Eps OTHERNESS e sonoridade acústica no TWINLIGHTS mas abandonaram estes estilos e em 1996 é lançado o disco MILK AND KISSES, sendo este o último trabalho em estúdio. Em 1999 foi lançado o BBC SESSIONS, gravações acumuladas naquela emissora.
O COCTEAU TWINS e sua trilha sonora para os sonhos, com imagens de nuvens e a sensação de tranqüilidade são inevitáveis. A mais ilustre influenciada por COCTEAU TWINS foi a cantora Enya, que a mídia rotulou como "New Age", mas para muitos, uma cópia mal feita do trio escocês. Acesse http://www.cocteautwins.com/ e saiba muito mais sobre uma das mais originais e interessantes bandas dos anos 80, bem como o que andaram fazendo de 1999 prá cá.
Confira: Crushed
5 comentários:
Tem certeza que preciso comentar? Acho que não, né?!
"Simplesmente, ME APAIXONEI!!!!!!!!!"
Adorei a história da banda, que apesar de eu AMAR MUITO, não tinha conhecimento sobre a maioria da informações!!!!!!
Viva Cocteau Twins!!!!!
Pudera eu tb ter ido neste show!!!
rssssssssss
Eu uma vez na porta do Madame, ouvi duas garotas que haviam chegado desse show, juro que morri de inveja.
Essa banda me enche a alma de coisas boas, não é por menos que tenho varios CDS deles.
Maravilhoso seu texto.
Bjs
Muito bem escrito e informações perfeitas. A melhor biografia do Cocteau Twins que já li na net. Parabéns.
Muito bem escrito e informações perfeitas. Melhor biografia do Cocteau Twins que já li na internet. Parabéns.
Oi. Fui pesquisar sobre o Cocteau e cai no teu blog. Eu assisti esse show em SP e lembro que tocaram Lorelei, do Treasure.
Postar um comentário